domingo, 26 de outubro de 2008

Benfica do Ribatejo - Paço dos Negros



Partida disputada na tarde de 26 de Outubro em Benfica do Ribatejo. O jogo foi disputado de parte a parte. A 1a parte teve poucas oportunidades de golo, tendo o golo da equipa visitante aparecido no primeiro lance da 2a parte marcado por algum desacerto da nossa defesa. O Benfica do Ribatejo empatou a partida 1-1 pouco depois (golo marcado por Santana) mas a equipa Pacense fez o 2-1 perto do final. O jogo ficou marcado pela má arbitragem que marcou falta ofensiva à nossa equipa num choque entre o guarda-redes e o defesa visitantes, lance esse que poderia ter dado o empate.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Pauleta, Rochemback, 5 defesas e o rei vai nú

Como hoje em dia não se podem chamar os bois pelos nomes, venho aqui relembrar um conto tradicional português.


Era uma vez um rei muito vaidoso e que gostava de andar muito bem vestido.
Um dia vieram ter com ele dois trapaceiros que lhe falaram assim:
- Majestade, sabemos que o senhor gosta de andar sempre muito bem vestido - bem vestido como ninguém; e bem o merece! Descobrimos um tecido muito belo e de tal qualidade que os tolos não são capazes de o ver. Com uma roupa assim Vossa Majestade poderá distinguir as pessoas inteligentes das tolas, parvas e estúpidas que não servirão para a vossa corte.
- Oh! Mas é uma descoberta espantosa! - respondeu o rei. Tragam já esse tecido e façam-me a roupa; quero ver as qualidades das pessoas que tenho ao meu serviço.
Os dois homens tiraram as medidas e, daí a umas semanas, apresentaram-se ao rei dizendo:
- Aqui está a roupa de Vossa Majestade.
O rei não via nada, mas como não queria passar por tolo, respondeu:
- Oh! Como é bela!
Então os dois aldrabões fizeram de conta qua estavam a vestir a roupa com todos os gestos necessários e exclamações elogiosas:
- O senhor fica tão elegante! Todos o invejarão!
Como ninguém da corte queria passar por tolo, todos diziam que a roupa era uma verdadeira maravilha. O rei até parecia um deus!
A notícia correu toda a cidade: o rei tinha uma roupa que só os inteligentes eram capazes de ver.
Um dia o rei resolveu sair para se mostrar ao povo. Toda a gente admirava a vestimenta, porque ninguém queria passar por estúpido, até que, a certa altura, uma criança(eu), em toda a sua inocência, gritou:
- Olha, olha! O rei vai nu!...

É de referir que este conto tradicional português tem o final em aberto, que depende dos "José Peseiros" que no futuro irão mostrar se têm medo, de substituir ou deixar no banco o "Rochemback" com medo que este os mande ir "tomar no cú" em público! Não sei se este Rochemback ameaça ir-se embora ou se apenas "prende o burro". Mas pelo que vi ontem talvez a situação esteja a caminhar para um final feliz.

*******************************

Outra coisa que me vem tirando o sono há muito tempo (sim, há com H, porque é uma referência temporal)é uma situação caricata que me aconteceu na época passada. Estava eu a assistir a um jogo de futebol amador e exclamei:
- Fónix, porque é que as equipas que jogam contra este clube jogam sempre com 5 defesas? Já ninguém joga com 5 defesas!
Um amigo meu que ouviu o meu desabafo corrigiu-me:
- Não são 5 defesas, a outra equipa é que está a jogar com um "Pauleta". Um Pauleta daqueles dos Mundiais e Europeus que em 10 jogos não marca nenhum golo. Mas o que é que podemos fazer? O "Socolari" insiste neste gajo.
Mas o que é que toda a gente vê neste "Pauleta"? O que leva alguém a dizer que a equipa é que não sabe jogar para ele? O que leva alguém a dizer que ele até joga bem de costas para a baliza? Que eu saiba quem joga de costas para a baliza são os defesas centrais. Ou estarei enganado?

Mas contra factos não há argumentos e a estatistica fala por si. Este Pauleta faz 4 ou 5 golos em 40 jogos, jogando numa equipa que ganha 80% dos jogos e é das que mais golos marca no campeonato. Assistências não me lembro de nenhuma. Percentages de passes curtos certos muito baixa, 0 (zero) remates à baliza por jogo (óptimo para um striker), pouca agressividade, jogo aéreo miserável...

Será que sou só eu é que vejo que o rei vai nú? Não certamente, pelo menos mais uma dúzia já o afirmaram convictamente. Mas num país de senhores doutores, este guitarrista, perdão, futebolista internacionalmente reconhecido está sempre safo!

Mas talvez um dia "os José Peseiros" tenham coragem de deixar no banco o seu Rochemback. Eu acredito! Embora viva num país de factores "C" e "job for the boys" acredito que um dia se faça justiça e o Tiago, perdão o Nuno Gomes, Tiago é o irmão, reconquiste o lugar que merece, como ponta-de-lança da equipa de todos nós. A não ser que surja um Hugo Almeida qualquer...

P.S.D Qualquer semelhança com alguma situação idêntica numa outra equipa( a equipa da vossa terra, por exemplo) é pura coicidência. Como disse um dia Octávio Machado: "Vocês sabem do que eu estou a falar"

domingo, 19 de outubro de 2008

Parreira 1 - Benfica do Ribatejo 2



A nossa equipa saiu hoje vencedora do campo da Parreira, por duas bolas a uma. Apesar da má exibição, a equipa conseguiu trazer os 3 pontos para Benfica do Ribatejo. A equipa esteve a perder por 1-0 depois de sofrer um golo um pouco caricato, em que o nosso guarda-redes foi mal batido. Mas não nos deixámos abater e conseguimos dar a volta ao marcador. Para isso muito contribuiu a entrada em campo do nosso treinador-jogador Sérgio Mendes que acabou por ser o melhor em campo, apesar de só ter entrado a meio da 2ª parte.

Equipa titular: Zé, Nélio, Hugo Vieira (Maia), Gato e Midões; Rui Vale, Emidio (Sérgio Mendes) e Hugo (Tiago); Cenoura, Santana (Jorge) e Hélio.

Golos: Tiago(2)

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Vitinho "O Assaltante-Cantor"

O nosso amigo Vitinho, aquele que já foi tropa, bombeiro, maratonista, jogador de futebol no Valada e no Benfica do Ribatejo, cantor de karaokes, ilusionista ao tentar sair da mala de um carro e tocador de clarineste, perdão, rec-rec no rancho folclórico nesta nova aventura interpreta o papel de um assaltante que tentar "expuliar"(como afirmou depois de um célebre jogo, Luis Filipe Orelha) a casa do nosso amigo Bruno Serrote...nem quero pensar no que vai acontecer ao Vitinho quando ele souber!




Após este episódio o Vitinho foi visto no bar Van Gogh em Almeirim agindo como se nada se tivesse passado, e inclusive cantou no karaoke em homenagem ao grande Rick Astley:




Prometemos colocar aqui em breve imagens do vitinho a segurar a "mangueira" lá nos bombeiros!

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Alcanhões - Benfica do Ribatejo


A deslocação do Benfica do Ribatejo ao campo do Alcanhões marcou o arranque do campeonato distrital do INATEL Série C. Foi um jogo foi disputado de parte a parte, com a nossa equipa sempre a estar mais perto de marcar, tendo inclusivamente desperdiçado uma grande penalidade, muito por culpa do guarda-redes que efectuou uma defesa de bom nível. O jogo terminou empatado 0-0.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

domingo, 5 de outubro de 2008

Seja em que canto do mundo for, temos sempre grande probabilidade de encontrar alguém com origens em Benfica do Ribatejo. Ainda hoje recebemos por e-mail esta foto vinda de Itália onde é possível vislumbrar habitantes da nossa freguesia nas imediações do gigante San Siro, também conhecido como Giuseppe Meazza, em Milão. No dia do jogo da fase de grupos da Champions League que colocou frente a frente o colosso italiano A.C.Milan e o S.L.Benfica.




Benfica do Ribatejo - Vale da Pinta

O jogo disputado em casa pôs frente a frente Benfica do Ribatejo e a equipa proveniente do Vale da Pinta, o jogo terminou com resultado de 3-1 com golos de Luís Caixa de penalti, e de Santana que bisou nesta partida. Este jogo ficou também marcado pela participação de Malacão, na equipa do Vale da Pinta, que jogou no Benfica do Ribatejo na ultima época.


quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Benfica do Ribatejo - Valada

O jogo amigável disputado no Campo D. Eugénia Manuel entre o C.F. Benfica do Ribatejo e o R.F.C. Valadense terminou com a vitória da equipa da casa por 4-1 (golos de Hugo, Cenoura, Sérgio Mendes e Hélio pela equipa local e Miguel pelos visitantes).
O jogo ficou tb marcado pela prestação de Vitinho (também conhecido por Sabiá), entrado na 2a parte esteve envolvido em várias oportunidades flagrantes de golo.




O próximo jogo será disputado em casa no próximo sábado, 4 de Outubro, contra o Vale da Pinta e como é obvio a Frente Ribatejana estará presente no apoio incondicional à equipa.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Braulino deixou o cargo de treinador principal do CFBR


O nosso amigo Braulino deixou no final da época passada o cargo de treinador principal do CFBR, ao fim de três anos, em que cumpriu com distinção o cargo, o técnico optou por se dedicar exclusivamente ao cargo de presidente. Para o seu lugar foram econtradas duas soluções "dentro de casa". Sérgio Mendes, capitão de equipa e Jorge. O nosso blog deseja a melhor sorte a esta dupla, para que consigam atingir os objectivos do clube.

Gato a receber taça de melhor marcador do torneio de futsal de Muge

Aqui vão mais duas fotos para todos os cibernautas em geral e para os nossos visitantes habituais em particular confirmarem que os jogadores do Clube de Futebol de Benfica do Ribatejo nem no periodo transitório facilitam um bocadinho! Nas fotos podemos ver o "nosso" jogador Luis Caixa, mais conhecido por "Gato", a levantar a taça de melhor marcador do prestigiadíssimo torneio de futsal de Muge, realizado no último verão.




Malacão

Em semana de jogo contra o Vale da Pinta e do regresso de Sérgio Malacão a Benfica do Ribatejo, a Frente Ribatejana faz aqui uma pequena homenagem ao jogador mais "acarinhado" pelos adeptos na época passada.